A “Rota dos Lagares”, um dos projectos mais significativos da Confraria do Azeite da Cova da Beira, foi ontem formalizada na Comissão Europeia com a entrega das primeiras “bandeiras azuis” a quatro lagares da região. A Cooperativa dos Agricultores do Fundão, a Penazeites – Azeites Tradicionais, a Loca – Lagar Oleícola do Cruzamento de Alcaria (Fundão) e o lagar biológico da Herdade da Tojeira (em Vila Velha de Ródão) foram os primeiros a receber a distinção de qualidade pelos presidentes das Comissões de Agricultura e Turismo, pelo presidente do Partido Popular Europeu, Hans-Gert Poettering e ainda por Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia.
Na cerimónia, que decorreu em Bruxelas, foram ainda assinados os protocolos para a criação da Rota dos Lagares. “O Interior” acompanhou a sessão a convite daquela associação que ali se encontra desde segunda-feira numa visita que pretende promover o azeite português junto dos grandes centros de decisão. A Confraria prevê entregar mais “bandeiras azuis” nos próximos dias a lagares que cumpram as condições de higiene e sanitárias, critérios de segurança alimentar, adopção de meios e recursos para a modernização e de qualidade dos produtos alimentares, ou a lagares inoperacionais que entretanto foram reconvertidos em espaços museológicos. É o caso do Museu do Azeite, em Belmonte, que, para além de promover turisticamente o azeite, poderá funcionar como espaço de venda do produto dos lagares aderentes. Recorde-se que o “pontapé de saída” da Rota dos Lagares foi dado em Junho com a criação deste projecto turístico em torno dos lagares existentes na região e, posteriormente, no país. Já a promoção do azeite português começou em Dezembro do ano passado, aquando do primeiro Festival da Tibornia realizado em parceria com a Fundão Turismo.
Desde então, a Confraria criou a Academia do Azeite para promover projectos de investigação sobre o azeite e a Rota dos Lagares. Outro ponto de destaque da visita ao Parlamento Europeu é a entronização de Hans-Gert Poettering, que em 2006 vai ocupar a presidência do Parlamento Europeu. «É uma distinção muito grande para a confraria e para a região, pois estaremos mais perto do centro de decisão», apontou o chanceler da Confraria, Francisco de Almeida Lino. Entretanto, começa para a semana o segundo Festival da Tibornia, de 8 a 11 de Dezembro, nalguns restaurantes do concelho do Fundão. “A Cereja”, “As Tílias”, “Cantinho dos Grelhados”, “Gardunha”, “Hermínia”, “Marisqueira Bocage”, “O Alambique de Ouro”, “O Beiral”, “O Eclipse”, “O Mário”, “O Mário’s”, “O Panças”, “O Parque” e o “Papo d’Anjo” são os estabelecimentos aderentes. Para o próximo ano, a Confraria pretende dar mais visibilidade ao evento, pelo que prevê aliar a esta Tibornia uma feira sectorial do azeite.
Liliana Correia