Um estudo científico na área da economia financeira, desenvolvido pelo investigador e professor no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Vítor Gabriel, foi distinguido com um dos prémios mais importantes das XXXI Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica.
Intitulado “Environmental investment and sentiment: a relationship marked by time?”, o trabalho analisa os investimentos na área da sustentabilidade, tendo contado com a colaboração de quatro investigadoras espanholas e portuguesas, Maria García e Jennifer Martínez-Ferrero (ambas da Universidade de Salamanca) e Maria Matias e Maria Elisabete Neves (Universidade do Algarve e Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra). «A investigação analisou o peso das emoções dos investidores em decisões a curto e longo prazo nos investimentos em empresas na área da sustentabilidade. A sustentabilidade das empresas foi avaliada com base em índices que têm em consideração a sua utilização de energias renováveis, redução de poluição e de resíduos, da tecnologia limpa, entre outros», refere o IPG em comunicado enviado a O INTERIOR.
Por sua vez, Vítor Gabriel afirma que as finanças comportamentais, um ramo do estudo da economia financeira que foi o ponto de partida desta investigação, defendem que «as decisões dos investidores são influenciadas por questões emocionais. Estas afetam a racionalidade do investidor em determinadas vertentes do investimento, e com este trabalho focámo-nos na área da sustentabilidade». Nesse sentido, as emoções dos investidores foram analisadas com base nas opiniões que manifestaram nas redes sociais, utilizando um algoritmo como ferramenta.