A Expo Estrela voltou à vila de Manteigas no fim de semana de Carnaval para a 28ª edição, sendo que este ano mudou de sítio, passando do recinto do mercado municipal para o Largo do Mercado.
O certame foi inaugurado no sábado pelo presidente do município, Flávio Massano, para quem o destaque desta edição «são as pessoas, os agentes económicos, expositores, instituições, que são claramente o sucesso da Expo Estrela, que não é só uma marca de Manteigas, mas da Serra da Estrela, porque o que nos une no meio disto tudo é a Serra da Estrela». Este ano, devido à mudança de local, «houve a necessidade de reduzir o espaço, daí só termos conseguido aceitar cerca de 45 expositores», no entanto «penso que temos mais conforto e esse era o nosso objetivo», disse ainda o autarca manteiguense. Entre os participantes, a proprietária da banca “Juncus”, que produz carteiras em teares artesanais, disse estar muito «contente por voltar, por estar em contacto com o público. Acho que estes eventos são muito importantes, não só para fazermos vendas, mas para obtermos novos conhecimentos e novos contactos».
Também a responsável da “Amo-te Ginjinha” revelou que este tipo de iniciativas ajuda na sobrevivência do negócio «porque isto está tão mau e a gente tem de tentar ir por todos os lados, de chegar a todo o lado, para ver se melhora porque sem isto não vamos sobreviver». Nesta banca, segundo a proprietária, havia «tudo enquanto não vier a fome», desde o queijo, aos bolos, ao mel e à ginja. Por sua vez, Maria da Conceição, dona de uma padaria em Marco de Canaveses, adiantou que já vem à Expo Estrela «há 18 ou 19 anos» e que é «muito importante podermos divulgar os nossos trabalhos, portanto, andamos pelo país todo e quando chego a um lugar já tenho amigos, a gente fica contente», afirmou. O certame terminou na terça-feira de Carnaval.
Expo Estrela anima Manteigas
Ao contrário das edições anteriores, o certame passou do mercado municipal para uma tenda montada no Largo do Mercado