A 18ª edição da Feira do Fumeiro, dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira regressa a Trancoso este fim de semana e nos dias 5 e 6 de março.
Este é um evento organizado pelo município e pela AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira para promover a divulgação e comercialização dos produtos endógenos da região. Como habitualmente, a feira decorre no Pavilhão Multiusos com a participação de produtores de enchidos e fumados, queijos, pão, doçaria regional, vinhos, mel, azeite e artesanato. Amílcar Salvador, autarca trancosence, faz questão de salientar o trabalho desenvolvido por «todas as empresas do concelho e da região, que, ao longo destes dois anos tão difíceis, conseguiram continuar a produzir e manter os postos de trabalho. E, por isso, é importante continuar a apoiá-las e esta feira tem esse objetivo». E uma das formas que a organização encontrou para ajudar as empresas que participarão no evento foi isentá-las do pagamento do aluguer do stand.
A feira funcionará das 9h30 às 21 horas, pelo que, desta vez, não haverá concertos noturnos, sendo privilegiada a atuação de artistas e grupos do concelho, como os ranchos folclóricos. A Feira do Fumeiro será inaugurada esta sexta-feira (17h30) pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.