O presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Joaquim Brigas, afirmou durante o seminário sobre “Transição Digital e Sustentabilidade”, realizado no âmbito do projeto InovC+, que a “transição digital é uma oportunidade histórica para o Interior”.
A iniciativa decorreu no IPG e contou com a participação do secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, do presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, Eduardo Castro, e de vários especialistas da área da transição digital e sustentabilidade.
“A transição digital é uma oportunidade histórica que conjuga vários aspetos positivos ao mesmo tempo”, afirmou Joaquim Brigas. “Permite a uma economia, como a portuguesa, aproximar-se do nível de competitividade das empresas dos países mais ricos da Europa; permite reequilibrar a distribuição demográfica; e permite também a instituições produtoras de ciência, como o IPG, a estarem na vanguarda de parcerias com empresas tecnológicas e com infraestruturas logísticas tão decisivas para o futuro como será o Porto Seco da Guarda”.