O jornal O INTERIOR promoveu até ao dia 31 de janeiro uma votação para a personalidade do ano 2021 da comunidade Beiras e Serra da Estrela. Rui Costa foi o vencedor da votação.
O vencedor natural da Guarda é neurocientista em Nova Iorque e o seu trabalho passa pelo estudo da forma como o cérebro controla as funções dos órgãos internos do corpo humano. No último ano Rui Costa ganhou um prémio de 5,67 milhões de dólares (“ Director’s Pionner Award”) e foi nomeado como novo presidente e diretor executivo do “Allen Institute”, nos Estados Unidos da América, um Instituto que começou com o capital inicial de 100 milhões de dólares, cofundado pela Microsoft, e que é líder na pesquisa e investigação na biociência.
A votos estiveram seis personalidades que o jornal, na sua interpretação, considera que foram as personalidades que mais se destacaram na região ou que, sendo originários da região mais se destacaram na sua atividade. Foram eles Ana Mendes Godinho (ministra do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade); Ana Abrunhosa (Ministra da Coesão Territorial), Sérgio Costa (Presidente da Câmara Municipal da Guarda), Joaquim Brigas (Presidente do Instituto Politécnico da Guarda), Mário Raposo (Reitor da Universidade da Beira Interior) e Rui Costa (cientista).