Foi assinado na passada sexta-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho de Gouveia, o protocolo para a elaboração do Plano de Intervenção em Espaço Rústico (PIER) que permitirá a reativação dos Casais de Folgosinho, naquele concelho.
Durante a cerimónia, Luís Tadeu, presidente da autarquia, referiu que, «com algumas condições asseguradas, temos possibilidade de criar ali um espaço atrativo para a fixação de jovens. É urgente levar para aquela zona da Serra da Estrela quem trabalhe com novas tecnologias e este plano de intervenção de espaço rústico, complementarmente, irá dar nova vida aquela zona seja para agricultura, turismo ou espaços de lazer». O município acrescenta que este protocolo conta com uma área de intervenção de 3.433,50 hectares e destina-se a proceder «à regulação fundiária da área, criando condições para uma dinâmica integrada e sustentável no território com perspetivas de futuro e garantia da valorização dos Casais de Folgosinho».
Posteriormente, o objetivo será «afirmar esta zona da Serra da Estrela como um destino para se viver ou como destino turístico e lazer em que se interligam e complementam as características naturais e de biodiversidade e iniciativas de animação e valorização do território como um todo». O processo contará com três fases de ação num investimento que ronda os 34 milhões de euros (22,5 milhões de investimento público e 12 milhões de investimento privado). Na cerimónia estiveram presentes a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira; e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno; entre outros.