Covid-19

Escolas reabrem segunda-feira, confirma primeiro-ministro

Escrito por Luís Martins

As escolas vão reabrir na próxima segunda-feira, confirmou o primeiro-ministro na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira.

António Costa insiste que é preciso avançar «com cautela» na próxima semana, tendo sido determinado que a obrigatoriedade do teletrabalho mantém-se até dia 14, passando depois a ser apenas recomendado.

Os bares e discotecas vão continuar fechados até dia 14 e nessa altura vão manter obrigatoriedade de teste para acesso e não é possível beber bebidas alcoólicas na via pública. Nos espaços comerciais vai ser exigido até 14 de janeiro lotação de 1 pessoa por 5 metros quadrados. Mantém-se igualmente o controlo nas fronteiras.

O certificado digital de vacinação é obrigatório em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e também ginásios. Contudo, quem tem a dose de reforço há mais de 14 dias deixa de fazer teste para aceder a estas atividades e espaços.

Na conferência de imprensa, o primeiro-ministro sublinhou que «nesta fase foram realizados 5 milhões de testes, o que foi fundamental para conter o ritmo de transmissão da doença», mas alertou que o pico desta vaga poderá ser atingido na próxima semana.

 

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply