O maior presépio natural do país foi inaugurado no passado dia 7 e vai ficar patente, no centro histórico do Sabugal, até 9 de janeiro.
Construído com materiais recolhidos da natureza, como troncos de castanheiros, heras e musgos, o espaço que pretende recriar o presépio de Belém e retratar algumas cenas bíblicas ocupa cerca de 1.100 metros quadrados e tem o castelo do Sabugal como pano de fundo. Vítor Proença, presidente da Câmara raiana, adianta que «o presépio mantém os mesmos moldes» dos anos passados, mas é complementado com outras atividades a decorrer em conjunto que se «conjugam com o presépio». O concurso de montras de Natal, o Mercadinho (que este ano conta com vendas online) e a exposição de sensibilização ambiental intitulada “Estrelas de Natal brilham no Sabugal”, que se realiza em conjunto com as IPSS e «utiliza materiais recicláveis e naturais para a conceção de estrelas de Natal para serem expostas na Avenida 5 de Outubro e junto aos Paços do Concelho», são algumas das atividades programadas.
Os visitantes do presépio podem contar com animações como cinema, música e teatro durante o fim de semana. Contudo, a evolução da situação epidemiológica pode condicionar a realização dos eventos, sendo que «há muitas excursões marcadas para visitas ao presépio, algumas delas já foram canceladas devido ao receio do vírus», disse Vítor Proença. O edil garante que «se tivermos de chegar ao extremo de encerrar, assim faremos». Até lá, o município promete fazer «todos os esforços, mantendo todas as regras da Direção-Geral da Saúde e reavaliando diariamente o plano de contingência», para que tal não aconteça.
Maior presépio natural do país já abriu, no Sabugal
Estrutura está montada junto ao castelo e pretende recriar presépio de Belém