Arquivo

CEC investe dois milhões

Programa Empresa II vai apoiar desenvolvimento de 5.000 mil empresas na região Centro

A Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC) anunciou, na semana passada, a criação da primeira rede associada de empresas do país, um projecto com um orçamento de dois milhões de euros que conta envolver cinco mil empresas da região Centro.

O Programa Empresa II vai decorrer durante os próximos dois anos nos distritos de Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Leiria e «é o primeiro projecto do género no país, apostando em ter as empresas a actuarem em rede», disse Almeida Henriques, presidente da CEC, anunciando a criação de 25 “gabinetes de proximidade”, destinados a cobrir toda a região ao nível da inovação, empreendedorismo, competitividade e informação. Na área da inovação, o projecto visa a criação de um Observatório Tecnológico da Região Centro já no primeiro trimestre de 2006, cuja função será a de promover a relação entre empresas e pólos universitários. Outra iniciativa do projecto é a bolsa de apadrinhamento empresarial, que pretende «incentivar os empresários a apadrinharem novas ideias e mesmo novas empresas», adiantou aquele responsável. A bolsa já está a funcionar de forma informal com as 90 unidades que fazem parte do Conselho Consultivo da CEC.

Nestas incluem-se as principais empresas da região, as quais, segundo Almeida Henriques, em conjunto, garantem uma facturação anual de 2,8 biliões de euros. Em termos globais, um dos objectivos maiores do Programa Empresa II consiste em levar a inovação e boas práticas de gestão, entre outros aspectos, às Pequenas e Médias Empresas (PME’s), reforçando a sua competitividade. «O mal da região e do país é ter uma boa fatia de empresas na primeira divisão. Falta uma divisão de honra de qualidade, onde se insiram micro, pequenas e médias empresas», sublinhou. A CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro é a entidade que agrupa as 39 Associações Empresariais dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, bem como mais de 42 mil empresas.

Sobre o autor

Leave a Reply