Região

Museu Histórico Militar de Almeida distinguido nos prémios APOM

Escrito por Efigénia Marques

O Museu Histórico Militar de Almeida foi distinguido com um prémio e duas menções honrosas pela Associação Portuguesa da Museologia (APOM)
A instituição venceu a categoria “Aplicação e Gestão Multimédia” com o projeto “App Conhecer Almeida, para um Museu Fora de Portas”. Trata-se de uma aplicação que recorre a vídeos 360º e realidade virtual aumentada para permitir ao utilizador complementar a visita «num tour autoguiado pela fortaleza», revela a Câmara de Almeida em comunicado enviado a O INTERIOR. A primeira menção honrosa foi atribuída ao projeto “A escola do Soldado, Recriação de História Viva”, na categoria Mediação Cultural, que transporta para o exterior a sua coleção através de oficinas e outras atividades. A outra menção honrosa foi para o município de Almeida, na categoria de Projeto Internacional, pela exposição “Portugal et Luxembourg – Pays d´Espoir en temps de détresse”, inaugurada a 13 de fevereiro de 2020 no Luxemburgo, organizada pela arquiteta Luísa Pacheco Marques e a historiadora Margarida Ramalho.
A APOM premiou também uma reportagem da SIC sobre as gravuras rupestres de Vila Nova de Foz Côa da autoria da jornalista Madalena Ferreira e do repórter de imagem Paulo Gabriel, com edição de Rui Rocha. “Regresso ao Vale do Côa” foi emitida em 2020.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply