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Consumidores querem que bancos reduzam prazos de pagamento de cheques

Os consumidores querem que os bancos portugueses reduzam o tempo que demoram a disponibilizar fundos depositados, anunciou terça-feira a Deco Proteste. O organismo de defesa do do consumidor enviou uma carta ao Banco de Portugal pedindo «a revisão da diferença entre a data do movimento [do cheque] e o dia no qual [o dinheiro] fica disponível». Este pedido surge depois da Deco ter feito um estudo onde verificou que os maiores bancos portugueses demoram mais de três dias a disponibilizar na conta de um cliente um cheque de outra instituição bancária.

Na revista de Setembro “Dinheiro & Direitos”, a Deco escreve que a Caixa Geral de Depósitos e o Millennium bcp são as instituições que retêm por mais tempo o dinheiro, num total de quatro dias. O Banco Espírito Santo demora em média três dias úteis a disponibilizar o dinheiro, enquanto o BPI leva apenas um dia útil. Segundo a associação, «um dia útil é mais do que suficiente» para efectivar a operação, dado «o desenvolvimento das tecnologias e a sua aplicação nos processo bancários». Em relação aos cheques, o Banco de Portugal recomenda às instituições bancárias que o dinheiro fique disponível até ao terceiro dia útil a contar do depósito, mas a Deco lembra que nem estas recomendações são seguidas.

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