IPG

IPG capacita quadros para acelerar a digitalização das PME e da Administração Pública

Dsc 9660
Escrito por Efigénia Marques

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai capacitar quadros de pequenas e médias empresas (PME) e da Administração Pública para a transformação digital, através da sua inclusão no consórcio do polo de inovação digital PTCentroDiH. O objetivo é tornar os tecidos governamental, humano e empresarial da Região Centro mais inovadores e mais competitivos no mercado global.
“O Politécnico da Guarda destacou uma equipa qualificada na área das Tecnologias de Informação e Comunicação para integrar o PTCentroDiH”, afirma Joaquim Brigas, Presidente do IPG. “A capacitação digital, quer ao nível profissional, quer ao nível pessoal, é essencial para acelerar o crescimento social e económico do país”. 
Segundo Pedro Arrifano Tadeu, docente e coordenador do projeto pelo IPG, “os docentes do IPG irão responder às necessidades das empresas e dos serviços da Administração Pública que procuram o PTCentroDiH para atualizar os seus conhecimentos digitais, em conjunto com outras entidades parceiras deste polo de inovação digital. Vamos ajudar a formar recursos humanos em áreas ligadas à programação e à utilização de elementos multimédia, como por exemplo o LEGO MindStorm EV3 ou  o Thinglink”. 
O PTCentroDiH é um consórcio alargado de entidades da Região Centro que, em junho deste ano, foi reconhecido como polo de inovação digital e irá integrar a rede nacional. O PTCentroDiH funciona como um balcão único para promover a competitividade, a inovação e a coesão territorial da Região Centro. 
É constituído por 21 entidades: Cluster Engineering & Tooling, Cluster Habitat Sustentável, InovCluster, TICE.PT, AEMITEQ, AIBILI, BLC3, CENTIMFE, Itecons, CTCV, Instituto de Telecomunicações, Instituto Pedro Nunes, Institutos Politécnicos da Guarda, de Castelo Branco, de Coimbra, de Leiria, de Tomar, de Viseu, e ainda, pelas Universidades da Beira Interior, de Aveiro e de Coimbra.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply