Sociedade

Piscinas exteriores não vão abrir este Verão

16b
Escrito por Efigénia Marques

As piscinas exteriores do complexo municipal da Guarda não vão abrir neste Verão, revelou o presidente da Câmara na última reunião do executivo, na passada segunda-feira.
O assunto tinha sido abordado no período de antes da ordem do dia pela vereadora socialista Cristina Correia, que quis saber porque é que o espaço exterior das piscinas ainda não tinha aberto ao público. Na resposta, Carlos Chaves Monteiro adiantou que está a ser elaborado um projeto de requalificação e reestruturação para reabilitar os tanques e a área envolvente. «Há defeitos que são conhecidos e evidenciados há muito tempo e por isso há um ano procurei que se fizesse um trabalho que não ficasse só pelo projeto da eficiência energética. Os tanques e a área envolvente estão muito degradados, há perdas enormes de água, as canalizações sofrem de corrosão, assim como todo o espaço exterior, que, com as diferenças de temperatura no Verão e no Inverno apresenta fissuras», disse o edil.
O objetivo da futura intervenção é «conservar tudo o que está estragado e também requalificar, dar um novo desenho, à parte exterior das piscinas municipais. Ou seja, pode ter outros elementos, de atração, e novas atividades que estamos a ponderar», acrescentou o presidente da Câmara. Aos jornalistas, Chaves Monteiro admitiu que as piscinas exteriores poderiam reabrir este ano, o que não aconteceu devido «à reparação dos tanques, pavimentos e grelhas», sendo que a piscina maior é «o principal problema, é quase para fazer de raíz». O autarca disse ainda que este tipo de equipamentos já não tem apoios da União Europeia, pelo que as obras serão feitas à expensas do município: Certo é que «o futuro das piscinas passa mesmo pela sua reestruturação e não por alterações ou operações de cosmética porque deixarão de ser atrativas», concluiu Chaves Monteiro.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply