O Cerco de Almeida, realizado pelas tropas francesas em agosto de 1810, durante as Invasões Napoleónicas, é retratado em peças da Playmobil numa exposição inédita patente na Biblioteca Maria Natércio Ruivo.
Inaugurada no final de junho, a mostra pode ser visitada até 30 de setembro e pretende mostrar episódios alusivos ao cerco, entre os quais «o ataque à praça-forte evidenciado no baluarte, os empenhados defensores lusos empunhando mosquetes de baioneta, a azafama do hospital de campanha, a reunião de generais e a rendição da Praça e as nefastas consequências dos incêndios e destruições provocadas pela explosão do paiol principal», refere a organização. Os pequenos bonecos personalizados de 17 centímetros ilustram um acontecimento histórico marcante da vila fronteiriça, que é evocado «de forma autêntica e legível, para adultos e crianças, no diorama apresentado».
Composta por 1.000 figuras – ou “clics” –, a exposição é da autoria dos colecionadores Xabi y Antonio (Galiza), Roberto y Chema (Burgos), Víctor y Simón (Madrid), sendo organizada pela Associação Espanhola de Colecionadores de Playmobil (AESCLICK).