Região

Constituídas cinco Áreas Integradas de Gestão da Paisagem na região

Escrito por Jornal O INTERIOR

O Governo apresentou, esta segunda-feira, a componente “Florestas” que integra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), de que fazem parte as Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), algumas das quais criadas na região.
A implementação destas entidades tem como objetivo ajudar determinadas áreas que estão expostas ao perigo de incêndio, garantindo uma maior resiliência ao fogo e melhorando os ecossistemas locais. Esta iniciativa surge de uma proposta enviada à Direção-Geral do Território e está avaliada em 615 milhões de euros. Dentro das 47 áreas integradas da gestão da paisagem fazem parte cinco da região: “Terras do Lince”, na Serra da Malcata, com 4.824 hectares, promovida pela Câmara do Sabugal; “Serra da Gardunha”, com 4.503 hectares, promovida pela Câmara do Fundão; e, promovidas pela Associação Florestal da Beira Serra surgem a “Serra da Estrela Sul”, “Moura Alva” e “Alva e Alvoco”, com 1.704, 1.096 e 1.239 hectares.
A avaliação da prioridade das propostas de AIGP dependem dos seguintes critérios: percentagem de área integração em Plano de Reconversão e Gestão da Paisagem, percentagem de área em Zona de Intervenção Florestal, percentagem de área incluída em territórios com alto perigo de incêndio, recorrência de incêndios florestais, dimensão média dos prédios abrangidos e extensão direta com áreas edificadas.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply