Arquivo

Alçada Rosa mantém-se como número dois de Carlos Pinto

Actual vereadora da Cultura não continua na lista à Câmara, que apresenta Vítor Marques e Paulo Rosa como novidades

Tal como já se esperava, a actual vereadora da Cultura e Acção Social na Câmara da Covilhã, Maria do Rosário Brito, não integra a lista do PSD à Câmara e vai directamente para a Assembleia Municipal. Esta é a única alteração no quadro da actual maioria, visto que Carlos Pinto, candidato pela terceira vez, volta a apostar em Joaquim Matias, João Esgalhado e Luís Barreiros (em quarto, quinto e sexto lugares na lista, respectivamente).

Apesar de ter assumido a vontade de não se recandidatar, Alçada Rosa, actual vice-presidente e administrador dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), volta a ser o número dois de Carlos Pinto, contrariando assim todas as expectativas. As grandes novidades estão mesmo no terceiro e sétimo lugar, onde aparecem os nomes de Vítor Marques (director do departamento municipal de Obras e Urbanismo) e Paulo Rosa (presidente do Grupo Desportivo da Mata). Ainda à Câmara, aparecem Maria Lurdes Pereira Batista, Flávio Martins (comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã), João Lanzinha, Maria Alice Garcia, Vitor Rebordão (presidente da Associação Desportiva da Estação), Eugénia Gaiolas e Jorge Manuel Silva. A lista à Assembleia Municipal volta a ser liderada pelo médico Carlos Abreu – que tinha sido apontado por diversas vezes como o próximo número dois à Câmara. O PSD concorre a todas as 31 freguesias do concelho, 15 das quais são lideradas por independentes, enquanto a maioria dos actuais autarcas eleitos há quatro anos recandidatam-se.

As maiores surpresas registam-se nas freguesias do Barco e de Conceição, com o PSD a apoiar as candidaturas de Jerónimo Barata e de Pedro Silva. O primeiro concorreu pelo PS em 2001, já o segundo integrou as listas da CDU. Outra das novidades é a substituição de Domingos Beato no Paúl pela independente Leonor Cipriano, provavelmente na sequência da revolta da população, há cerca de um mês, por a autarquia estar alegadamente a retirar água da ribeira. No total, cerca de 16 por cento dos candidatos são independentes, 15 por cento são mulheres e 18 por cento têm menos de 35 anos.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply