Sociedade

“Verde Puro” a iniciativa da CIMBSE que permite apadrinhar árvores para reflorestação

Whatsapp Image 2024 02 16 At 11.06.14
Escrito por Carina Fernandes

Cerca de 130 alunos do 5º ano da escola de Santa Clara, na Guarda, plantaram na manhã desta sexta-feira, cerca de 300 árvores na zona envolvente da Torre de Menagem.

Esta ação de reflorestação foi promovida pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) em colaboração com oito municípios que plantaram 1.600 espécies autóctones como o carvalho negral, carvalho alvarinho, azinheira, entre outras.

Cada árvore está associada a um padrinho ou madrinha que a apadrinhou através da ação Verde Puro promovida em 2023, durante a realização da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. O objetivo é «cativar pessoas para o território», revela António Miraldes, 1º Secretário Executivo da CIMBSE. A iniciativa foi designada de “Verde Puro”.

As ações de reflorestação decorreram simultaneamente nos municípios de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas e Trancoso. No dia 22 de fevereiro é em Celorico da Beira. Cada autarquia recebe cerca de 300 árvores. Na BTL’24, os visitantes terão novamente a oportunidade de apadrinhar, gratuitamente, uma árvore autóctone no território.

Sobre o autor

Carina Fernandes

Leave a Reply