O plano de vacinação vai começar «entre a terceira e quarta semana de setembro», anunciou Ana Povo, secretária de estado da Saúde, durante a apresentação do balanço do Plano de Emergência na Saúde.
«Além da vacina da covid-19 e da vacina da gripe, nós, este ano, vamos ter a vacina reforçada da gripe para os utentes com mais de 85 anos», sublinhou.
Ana Povo explicou que, com o reforço da vacinação aos idosos com mais de 85 anos, o Ministério da Saúde pretende que haja «menos sobrecarga nos serviços de urgência» dos hospitais.
Segundo a governante, o plano de vacinação «vai manter a possibilidade de os cidadãos se vacinarem nas farmácias». O Governo vai gastar 7,6 milhões de euros com a vacinação contra a covid-19 e a gripe nas farmácias e quer ter mais pessoas vacinadas até ao final de novembro, segundo uma portaria publicada em Diário da República.
O reforço da campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19 no próximo outono-inverno consta entre as medidas do Plano de Emergência e Transformação da Saúde, apresentado pelo Governo no passado mês de maio.