A Universidade da Beira Interior (UBI) iniciou uma colaboração com a Rede de Aldeias Históricas de Portugal para apoiar a implementação de iniciativas sustentáveis nestas localidades de reconhecido valor patrimonial e cultural.
A parceria envolve o Departamento de Arquitetura e Engenharia Civil (DECA). O protocolo, assinado no início do mês, promove a troca de conhecimentos e a cooperação em áreas estratégicas para o desenvolvimento de projetos inovadores, beneficiando os estudantes da UBI e a rede. Os investigadores da UBI – aem particular, estudantes de mestrado e doutoramento em Arquitetura – terão a oportunidade de integrar equipas multidisciplinares e «contribuírem com as suas investigações para problemas concretos da região», refere a universidade. Simultaneamente, o protocolo reforça o compromisso com a inovação e a sustentabilidade, e prevê, em particular, a colaboração no desenvolvimento conjunto de projetos de investigação e desenvolvimento (I&D).
A Rede de Aldeias Históricas de Portugal abrange um território vasto e diversificado, situado entre o Douro e o Tejo, incluindo localidades com uma rica herança cultural e histórica. Fazem parte, no distrito de Castelo Branco, Belmonte (Belmonte), Castelo Novo (Fundão) e Idanha-a-Velha e Monsanto (Idanha-a-Nova). Do distrito da Guarda integram a rede Almeida e Castelo Mendo (Almeida), Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo), Linhares da Beira (Celorico da Beira), Marialva (Mêda), Sortelha (Sabugal) e Trancoso (Trancoso). Abrange ainda o distrito de Coimbra, com a presença de Piódão (Arganil).