Sociedade

Troço da EN16 entre Celorico e Fornos vai para obras

Foto En16
Escrito por ointerior

Carlos Ascensão, autarca celoricense, diz que requalificação «chega com atraso de 20 anos»

O município de Celorico da Beira conseguiu um apoio de 500 mil euros da administração central para requalificar o troço da EN16 (estrada municipal) entre Celorico e o concelho de Fornos de Algodres. A obra tem um custo total de mais de 1,2 milhões de euros, sendo que a autarquia terá de suportar cerca de 700 mil euros.
O protocolo de financiamento foi assinado com Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e a Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), no âmbito do Programa de Cooperação Técnica e Financeira, destinado à concretização de projetos que contribuem para o desenvolvimento regional e local.
A empreitada tem como objetivo a melhoria e requalificação viária no troço que liga os dois concelhos.
O Presidente da Câmara de Celorico da Beira, explicou a O INTERIOR que a empreitada tem como objetivo a «melhoria viária no troço que liga os dois concelhos, como resposta a uma necessidade que já vem de longe. Uma requalificação que chega com um atraso de 20 anos». Carlos Ascensão esclareceu que «por uma questão de funcionalidade não valia a pena fazer a intervenção há 2 ou 3 anos, em virtude das obras da Linha da Beira Alta e da consequente sobrecarga de tráfego de camiões pesados». Trata-se de um dos troços «mais degradados» em toda a extensão da EN16, referiu o autarca, explicando que «quando assumi a presidência do município, a câmara não tinha capacidade financeira para assumir um investimento tão avultado. Agora, a nossa condição financeira melhorou e temos uma melhor capacidade de resposta para podermos assumir esse valor».
O edil referiu ainda que «o governo anterior já tinha percebido esta nossa pretensão, e o governo atual também se mostrou sensível e compreendeu esta nossa necessidade apoiando a intervenção em meio milhão de euros». Carlos Ascensão explicou que se trata de uma estrada «emblemática» de Vilar Formoso até Aveiro onde «queremos criar o produto turístico “EN16”» para além desta intervenção, o autarca sublinhou que ao nível da melhoria das acessibilidades «estão em perspetiva intervenções» em outras estradas municipais do concelho.

Sobre o autor

ointerior

Leave a Reply