Afirmar a Guarda como um destino turístico de «excelência» e promover o que de melhor oferece o concelho são os objetivos do site VisitGuarda, onde cada visitante pode encontrar «tudo aquilo que faz desta cidade um destino imperdível», considera o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa.
Apresentada na sexta-feira no café-concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG), a plataforma digital (www.visitguarda.pt) já está operacional e pretende atrair «mais visitantes, que fiquem mais tempo, que regressem e que recomendem a Guarda como um destino único», acrescentou o autarca na sessão. Para que cada visitante possa planear a sua viagem com toda a informação necessária, o portal oferece uma experiência «intuitiva e acessível», com os conteúdos organizados por categorias distintas, onde qualquer um poderá encontrar na cidade sítio para dormir, comer ou visitar. Para quem desejar explorar a região estão disponíveis sugestões de percursos turísticos «únicos», trilhos naturais «deslumbrantes» e atividades de lazer que «garantem uma vivência autêntica do território guardense», disse ainda Sérgio Costa.
Com opções para diferentes preferências e orçamentos, a ferramenta apresenta uma «vasta» seleção de alojamentos locais e hotéis, recomendações de restaurantes, mas também informações úteis sobre acessos, transportes públicos e condições de mobilidade. O portal proporciona ainda um roteiro pela «riqueza histórica e cultural do concelho» e é uma ferramenta «essencial para dar mais visibilidade aos nossos empresários, aos nossos produtores e aos nossos agentes culturais», acrescentou o autarca.
Presente na apresentação, Jorge Sampaio, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro, recordou que, atualmente, as pessoas «movem-se muito mais facilmente e o grande desafio está em conseguir distribuir o turismo pelo país», porque o turismo «não é só Lisboa, não é só o Porto e não é só o litoral». Na sua opinião, o portal VisitGuarda mostra que a Guarda «é cada vez menos uma periferia, é cada vez menos um interior e é cada vez mais um dos centros de turismo do país». O novo site é fruto do trabalho realizado durante cerca de ano e meio pelos técnicos do município, responsáveis pelos conteúdos, tendo sido produzido pela empresa especializada Loba. A informação está disponível em português, espanhol, inglês e francês.