Sociedade

Rádio Altitude aproxima-se do ouvinte com estúdio móvel no La Vie Guarda

13
Escrito por Sofia Pereira

76 anos depois o Altitude continua a ser uma referência na cidade da Guarda e, para celebrar a data, a programação foi especial e saiu fora do estúdio

Nesta segunda-feira a Rádio Altitude comemorou 76 anos de existência e de emissões regulares e, para marcar a efeméride, ofereceu uma programação especial a partir do centro comercial La Vie Guarda. A manhã começou com um olhar político sobre a cidade mais alta, por parte dos comentadores residentes do Altitude, Ricardo Neves de Sousa (PSD) e Fábio Pinto (PS). Seguiu-se um momento de poesia protagonizado por alunos do 8º e 12º anos da Escola Secundária da Sé, na Guarda, que dedicaram um poema à rádio local mais antiga do país, chamado “Um poema, um abraço à Rádio Altitude”, da autoria da professora Emília Barbeira e ensaio de Alexandre Gonçalves.

O tema central deste aniversário foi a cidade mais alta, pelo que, ainda durante a manhã, decorreu o programa “Cidade no Altitude” com vários convidados – Albino Bárbara, Álvaro Amaro, Ana Manso, Carlos Gonçalves, José Carvalho, Sérgio Costa e Sofia Monteiro.

O presidente da Câmara da Guarda aproveitou para adiantar, em primeira mão, que «já foi publicado, na passada sexta-feira, a declaração de utilidade pública da variante dos F’s», pelo que, num «futuro breve» o edil espera «concretizar a posse dos terrenos para começarmos a fazer a obra».

Mas o autarca adiantou ainda mais uma novidade, referente a outra variante, desta vez a da Sequeira. Sérgio Costa conta que recebeu da Infraestruturas de Portugal a notícia de que o «projeto está finalmente em curso para que possa ser uma realidade», sendo esta uma obra da «responsabilidade da IP».

Já o antigo presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, foi convidado para vir à rádio para anunciar que «vamos ter o Movimento pelo Interior 2», depois de apontar que o Movimento pelo Interior apontava para «12 anos para travar a desertificação e inverter a tendência» destas regiões. O antigo deputado nota que vai ser um «movimento jovem» e que pretende «inverter a tendência pegando nos vários setores, o educativo, o Estado e o empresarial». Álvaro Amaro nota que na Guarda é preciso «definir um programa com medidas fortes e incentivadoras».

O “Altitude Day” prolongou-se até ao final da tarde e ainda houve muito para falar com o painel de convidadas do programa “Sexto Sentido”. Estiveram em estúdio (no La Vie), a falar da cidade mais alta, Cláudia Teixeira, Diana Santos, Elsa Fernandes, Fidélia Pissarra, Helena Saraiva, Lucinda Fernandes e Ludovina Margarido.

A saúde também teve lugar na programação de aniversário da Rádio Altitude, e as médicas pediatras Iris Silva, Alexandra Rodrigues e Mafalda Araújo deixaram “Dicas de Verão” para dar a conhecer alguns cuidados a ter com os bebés. Seguiu-se um momento com as psicólogas Susana Menoita e Sandra Ladeiro que conduzem o programa “Altamente”. A «boa disposição» é o acessório principal destas colaboradoras do Altitude que, na segunda-feira, falaram sobre «emoções e aniversários».

A música portuguesa e em especial os artistas locais também foram um ponto de destaque da programação de aniversário da RA. A guardense Cristina Santos, vocalista dos DIAMAR, apresentou as duas novas músicas do grupo, e o também guardense Tiago José deu uma entrevista ao Altitude, seguida de um breve concerto no Centro Comercial La Vie.

O 76º aniversário da rádio da Guarda terminou nos estúdios onde emite desde 1948, no Parque da Saúde da Guarda, com o corte do bolo e um brinde entre os colaboradores presentes. Foi um dia especial para a Rádio Altitude e para os seus colaboradores, com quase 10 horas de emissão do exterior, com os guardenses e os ouvintes, que encerrou com o habitual “Parabéns a Você”! E o agradecimento a todos os participantes, colaboradores e ao La Vie-Guarda.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply