O grupo de colaboradores que levou ao grande auditório do Teatro Municipal da Guarda o espetáculo “Abril no Altitude – A Revolução passou pela Rádio”, uma iniciativa inteiramente organizada pela Rádio Altitude sem qualquer tipo de apoios além da cedência do grande auditório do TMG, confraternizou no restaurante “A Tasquinha”, na Guarda, na passada sexta-feira.
Na ocasião, o diretor da Rádio, Luís Baptista-Martins, que juntamente com Albino Bárbara, Helder Sequeira e Luís Celínio (que não esteve presente por motivos de agenda) constituem a Comissão Organizadora das comemorações dos 75 anos da emissora local mais antiga do país, apresentaram ao presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, algumas iniciativas a realizar este ano. Após o sucesso da primeira atividade, que encheu o grande auditório do TMG no passado 29 de abril, numa noite memorável, está agendado para 29 de julho, dia de aniversário do Altitude, uma programação especial para recordar alguns dos momentos marcantes da emissora, inclusive um programa de discos pedidos “à antiga” feito por Helder Sequeira.
Para essa noite foi sugerido ao presidente da Câmara a recuperação da “Noite Altitude” nas Festas da Cidade, sem qualquer custo para o município ou contrapartida para a rádio. Recorde-se que, durante dezenas de anos, as Festas da Cidade da Guarda incluíam a “Noite da Rádio Altitude”, em que os concertos eram apresentados pelos animadores da estação. Também no dia de aniversário da rádio, dia 29 de julho, à noite, haverá um novo sarau cultural, desta vez nos claustros do Centro Cultural da Guarda, com o grupo de intervenção cultural “Reflexo Imperfeito” que fará uma nova apresentação de música e declamação de poesia. Esta performance poderá ser depois replicada durante o verão em outros locais da cidade, pois a proposta é levar a cultura e poesia a diferentes locais da Guarda, realizando diferentes momentos em espaços públicos, como o Jardim José de Lemos ou a Praça Velha. Em agosto, com a colaboração dos artistas plásticos da região, pretende-se promover um atelier de pintura e realizar exposições na Avenida dos Bombeiros Voluntários Egitanienses (nas lojas frente ao La Vie) durante duas semanas.
Na passada sexta-feira, a Comissão Organizadora das comemorações dos 75 anos do Altitude formalizou ainda um pedido ao presidente da Câmara da Guarda, o de dar o nome de “Largo Rádio Altitude” à rotunda situada entre o hospital e o estabelecimento prisional – solicitação já apresentada também à Comissão Toponímica. Sérgio Costa foi ainda sensibilizado para o município autorizar e colaborar na instalação de uma escultura evocativa da emissora local mais antiga do país. Trata-se de uma obra dos prestigiados escultores guardenses Pedro Figueiredo e Rui Miragaia, que já aceitaram o repto graciosamente e estão a trabalhar numa peça inspirada no Altitude e na sua relação com a cidade e a região, que se pretende instalar precisamente no futuro Largo Rádio Altitude. O presidente da Câmara mostrou interesse na ideia, mas não se comprometeu.
Foi ainda proposto ao Conselho de Administração da ULS Guarda a possibilidade de designar com o nome dos antigos diretores do Sanatório e Hospital da Guarda, e que foram os primeiros diretores da Rádio Altitude, as ruas do atual Parque da Saúde (antiga Cerca do Sanatório).
Para dia 23 de setembro a Comissão pretende organizar um almoço de confraternização dos antigos colaboradores e amigos da Rádio, em local a definir. Por último, a 28 de outubro, as comemorações dos 75 anos do Altitude terão novo momento alto com a apresentação da peça de teatro “Guarda a nossa Rádio”, no grande auditório do TMG. Escrita por Helder Sequeira especialmente para a efeméride, a peça inspira-se na história e estórias da rádio, bem como nos seus colaboradores. A encenação será de Albino Bárbara. O bilhete terá um preço simbólico, sendo que a receita final será doada à Aldeia SOS da Guarda.
Rádio Altitude apresenta atividades comemorativas dos 75 anos
Uma peça de teatro, discos pedidos, exposições de arte e almoço de confraternização entre as atividades programadas para este ano