Em conferência de imprensa no parlamento, cinco deputados social-democratas (de Beja Évora, Portalegre, Castelo Branco e Guarda) apresentaram-se hoje como sendo os representantes do “interior mais profundo do país”, tendo anunciado um projeto de resolução com a proposta de redução das portagens das ex-SCUT em 50% (para carros a gasolina/gasóleo) e 75% (para veículos eléctricos). Carlos Peixoto, deputado eleito pelo círculo da Guarda, apresentou dados que, segundo o mesmo, mostram desigualdade na distribuição do investimento relativo à diminuição do preço dos passes sociais, alegando que o favorecimento das áreas metropolitanas acarreta o desfavorecimento das regiões de baixa densidade.
Além da redução do preço das portagens, os deputados propuseram ainda reduzir para metade o preço dos bilhetes dos comboios regionais e intercidades, que não estejam abrangidos pelo mais recente programa de apoio à redução dos passes de transportes públicos do Governo.
A proposta feita pelo PSD ao Governo surge, assim, como resposta à medida implementada pelo Governo de redução do preço dos passes de transportes públicos, onze dias após esta ter entrado em vigor.
Saiba mais na próxima edição em papel de O INTERIOR
Até o PSD já reconhece que as portagens usurárias impostas aos mais pobres foram uma desgraça para o interior, tendo as empresas desaparecido abruptamente.