Sociedade

Projeto que acolhe refugiados e imigrantes na Guarda recebe prémio BPI “la Caixa” Rural

Fundação Lar
Escrito por Efigénia Marques

O Projeto LAR inclui os refugiados na comunidade, por forma a repovoar aldeias do interior que estavam abandonadas

O prémio BPI “la Caixa” Rural foi entregue, no total, a 24 projetos sociais realizados em meio rural, entre eles, ao projeto LAR, que está sediado na Ima, freguesia do Jarmelo, na Guarda. Este projeto surge através da Associação de Apoio a Imigrantes e Refugiados (AAIR), para criar este que é um projeto de inclusão de refugiados no meio rural, que tem como objetivo, «repovoar as aldeias que estão despovoadas e repovoar o interior», explicou Bárbara Moreira, presidente da AAIR e fundadora do LAR.
Este é um projeto piloto que se iniciou em 2018 e com este apoio monetário, que segundo a responsável é na ordem dos 30 mil euros, vão conseguir oferecer a estas pessoas uma escola formativa com mais qualidade, um projeto denominado ROOTS que vai abranger formações em “soft skills” e cozinha, assim como potenciar atividades ligadas à agricultura. «Foi-nos óbvio que a formação de três meses tinha de ser alargada e que não poderia ser só a trabalhar na área agrícola. Temos uma pessoa a trabalhar na área de cuidados num centro de dia e nunca o tinha feito antes. Cozinha, transformação de produtos, agricultura e a parte da língua que também é muito importante», explicou Bárbara Moreira.
O projeto está direcionado para 12 a 15 pessoas e não é necessariamente só para imigrantes. «Também é para uma população vulnerável e que não esteja a trabalhar, ou seja, a ideia é culminar num estágio e integrar as pessoas no mercado de trabalho e para isso já temos algumas parcerias formadas», sublinhou também a responsável.
O projeto tem a duração de um ano, assim como o apoio. Bárbara Moreira aponta janeiro como data prevista para começar.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply