O projeto “MiADrugTox” desenvolvido pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) venceu o programa de empreendedorismo internacional Blue Bio Value Ideation 2022. Trata-se de um concurso pioneiro, promovido pelas fundações Calouste Gulbenkian e Oceano Azul, que estimula a aceleração e incubação de empresas e ideias dedicadas ao setor da bioeconomia marinha.
O “MiADrugTox” é um gel com partículas de microalgas para tratar as intoxicações por medicamentos, a causa de mais de 50 por cento das intoxicações em Portugal, de acordo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). O projeto do IPG recebeu um prémio em serviços técnicos, jurídicos e de marketing para apoiar a ideia de negócio na fase inicial.
«Estes serviços serão muito úteis para iniciarmos os primeiros contactos e colocarmos o produto no mercado. Teremos mentoria contínua que facilitará o processo de comercialização do nosso produto inovador, o qual permite inibir a absorção dos medicamentos em situações de intoxicação», considera Paula Coutinho, docente do IPG e responsável pelo projeto. A concurso estavam 13 projetos.