Pedro Simões, docente no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), foi distinguido com o doutoramento honoris causa em Proteção Civil e Segurança, pela Grendal University de Miami, nos Estados Unidos da América (EUA). A distinção foi entregue a 25 de novembro em Caracas, na Venezuela.
Este grau foi atribuído ao docente pelo «trabalho que tem desenvolvido nesta área em Portugal, nos EUA e em Espanha», revela o IPG em comunicado. Para Pedro Simões «é uma honra ser distinguido pelo meu trabalho no domínio da Proteção Civil, sobretudo porque este é um reconhecimento único: não existe em nenhuma parte do mundo um doutoramento na área da Proteção Civil e Segurança». Já para Joaquim Brigas, presidente do IPG esta distinção «constitui o reconhecimento internacional ao percurso do Professor Doutor Pedro Simões, não só pela sua vida profissional e académica, como também pela sua participação cívica».
Pedro Simões foi um dos responsáveis pelo desenho do CTeSP em Riscos e Proteção Civil, lançado pelo Politécnico da Guarda no ano letivo de 2020/2021. A formação vai na segunda edição e tem como objetivo formar profissionais aptos a desenvolver ações de prevenção em casos de risco iminente e catástrofes.