Sociedade

O envio de encomendas em 2025

Decoration 3229259 1920
Escrito por ointerior

As encomendas postais, ou simplesmente encomendas, como hoje em dia se chama, são formas de enviar algo mais pesado que uma simples carta para outra pessoa. Isto pode significar várias coisas, nomeadamente envios de presentes de aniversários, encomendas de uma loja online ou até algo que pretende enviar para um familiar.

O conjunto destes e outros exemplos é o que na gíria se chama enviar uma encomenda. Mas em 2025 os procedimentos não são os que eram antes, o processo mudou e ficou muito prático, para nos ajustarmos aos novos tempos.

Hoje falamos de uma nova forma de enviar encomendas internacionais, e uma forma arrojada de o fazer que provavelmente não conhece.

 

Como enviava encomendas antigamente?

No passado, tinha de pegar na sua encomenda, procurar uma estação dos CTT (ou posto dos correios, como se dizia antigamente), ficar na fila, ser atendido, preencher um documento em papel, entregar a encomenda e pagar.

Se fosse em dia de recebimento de pensões, os CTT estavam apinhados de gente, e este era um processo que demorava imenso tempo. Isto é válido tanto para encomendas nacionais como para encomendas internacionais.

Infelizmente, ainda há quem faça tudo isto, desconhecendo métodos mais práticos de fazer envios de encomendas que usam a internet para retirar grande parte da complexidade do que fazia pessoalmente nos CTT.

 

Como pode enviar encomendas agora?

O processo atual, e que acreditamos que tenha cada vez mais aderência devido à sua simplicidade, cria uma forma mágica de distribuição de encomendas mediante um processo chamado de entregas não domiciliárias. Vamos explicar tudo neste texto de forma detalhada.

Para enviar encomenda internacional basta ir ao site da InPost e começar por preencher um formulário online. Neste formulário deverá indicar de forma clara para quem vai fazer o envio, e onde a pessoa o vai recolher.

Depois, entregue a sua encomenda num posto InPost. A empresa conta com mais de 12.000 pontos de recolha espalhados pela Península Ibérica, onde deverá depositar o seu envio. Em seguida, os trabalhadores da InPost fazem a movimentação da sua encomenda do ponto onde a deixou até ao ponto onde a outra pessoa a vai levar. No final deste processo, a pessoa saberá que a sua encomenda está pronta para levantar, e pode ir retirá-la no posto que foi escolhido.

As vantagens neste processo são imensas. Primeiro, não tem que falar com ninguém nem estar em filas, depois pode acompanhar o seu pedido e saber onde ele está a qualquer hora, e por fim, pode fazer entregas em Portugal ou no estrangeiro por uma fração do preto, sempre com um apoio a clientes prontos a ajudar caso tenha alguma dificuldade.

Fazer envios desta forma é seguro?

A segurança da InPost é bastante. Os pontos de entrega são máquinas robustas que garantem a segurança do que deixar lá, e estão espalhadas por Portugal inteiro.

Além disso, a qualquer altura pode saber onde está a sua encomenda, mesmo que seja algo grande, pois as encomendas são até 30kg e podem ser facilmente enviadas.

Por fim, não existem etiquetas, basta depositar a sua encomenda no posto InPost e ela é automaticamente tratada como sendo sua, sem necessidade de etiquetas.

Sobre o autor

ointerior

Leave a Reply