Sociedade

Mercado municipal de São Miguel reabriu com “cara nova”

Escrito por Luís Martins

Depois de alguns constrangimentos ao nível do projeto, com trabalhos complementares e atrasos no fornecimento de matéria-prima, o renovado mercado municipal de São Miguel, na Guarda-Gare, abriu ao público na segunda-feira com “cara nova”, três anos após ter sido pensado e projetado.

As obras de requalificação tiveram início em junho de 2022 e custaram cerca de 400 mil euros ao município. A empreitada contemplou a reabilitação dos edifícios, bem como de todo o espaço envolvente e teve como objetivos «melhorar as condições existentes, aumentar a atratividade e revitalizar as atividades económicas que aí são desenvolvidas», segundo o presidente da Câmara. Na hora da inauguração, Sérgio Costa disse tratar-se de «um dia simbólico, mas muito importante para a cidade e, particularmente, para a Estação da Guarda». O autarca salientou que «a última requalificação foi feita há 30 anos» e que agora foi altura de «devolver um espaço renovado a toda a cidade, a todo o concelho e principalmente ao bairro da Guarda-Gare». O autarca acrescentou que é importante «retomar as dinâmicas comerciais e empresariais», incluindo os vendedores que, «uma vez por semana, pretendam fazer as suas vendas de produtos locais provenientes da agricultura familiar».

Sérgio Costa destacou ainda que se trata de «um espaço versátil, multifacetado que pode ser utilizado para atividades culturais e até para a prática desportiva». De forma geral, os residentes naquela zona consideram tratar-se de «um espaço bonito, atrativo e com condições favoráveis para o negócio de produtos da terra. O espaço foi inaugurado no âmbito das comemorações dos 824 anos da Guarda, celebrados na passada segunda-feira. Durante a tarde foi também inaugurada a requalificação dos Parques Infantis do Pincho, Castelos Velhos, Estação e Sequeira.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply

1 comentário