Sociedade

Linha da Beira Alta deverá reabrir no final do primeiro semestre de 2024

Dsc 2011
Escrito por Carina Fernandes

Reabertura do troço estava prevista para 12 de novembro, mas em setembro foi anunciado um novo adiamento

A Linha da Beira Alta, que está encerrada devido a obras de modernização, deverá reabrir até ao final do primeiro semestre de 2024, na sequência de uma «continuidade dos constrangimentos», avançou a Infraestruturas de Portugal (IP), na semana passada.
A IP prevê «que a reabertura da linha à exploração (com catenária em funcionamento) ocorra até final do primeiro semestre de 2024». Recorde-se que a reabertura do troço estava prevista para o dia 12 de novembro, mas em setembro foi anunciado um novo adiamento. A IP negou que o não cumprimento desta data seja um «novo atraso», argumentando que o que se verifica é «uma continuidade dos constrangimentos, nomeadamente a falta de capacidade do mercado da construção (subempreiteiros, materiais, equipamentos e mão de obra) resultante da atual conjuntura mundial, bem como do período de forte investimento que o país atravessa».
Entretanto a IP já começou os ensaios de via férrea e das instalações de tração elétrica no troço Celorico da Beira-Guarda. «No desenvolvimento dos trabalhos de modernização da Linha da Beira Alta, nos últimos dias foram realizados ensaios de via-férrea e das instalações fixas de tração elétrica do troço Celorico da Beira-Guarda. Com a conclusão destes ensaios dar-se-á agora início a uma nova fase dos trabalhos, que se prolongará até estarem reunidas todas as condições para entrada em exploração comercial do referido troço», refere a IP em nota nas suas redes sociais.
Na mesma comunicação, a empresa garante que «está a trabalhar empenhadamente no sentido de conseguir terminar todas as atividades que criem as condições para a reabertura da circulação ferroviária durante o primeiro semestre de 2024». A linha da Beira Alta está em obras desde 2019, sendo que em abril de 2022 a o troço entre Pampilhosa e Guarda foi encerrado pela IP para poder realizar as obras sem circulação de comboios. Esta interdição devia ter durado nove meses, para reabrir a linha em janeiro de 2023, no entanto, em outubro do ano passado a IP adiou a reabertura por mais seis meses «devido aos efeitos da pandemia e da guerra da Ucrânia», para julho deste ano. No final do ano passado houve novo adiamento e o avanço de uma nova data para o fim das obras que, afinal, também não foi cumprido.

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