Sociedade

IPG vai ter centro de investigação em logística

Escrito por Luís Martins

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, esteve na Guarda esta terça-feira para acertar a criação no Instituto Politécnico de um Laboratório Colaborativo em Logística.

Este centro de investigação foi anunciado durante a sessão de lançamento da pós-graduação em Logística para Profissionais e Executivos no IPG e terá como parceiros as empresas Coficab, ACI, Olano, Sodecia e Transportes Bernardo Marques, bem como a Associação dos Transitários de Portugal. O encontro contou também com as ministras Ana Abrunhosa (Coesão Territorial) e Ana Mendes Godinho (Trabalho, Solidariedade e Segurança Social) e com a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

O projeto pretende mobilizar vários investigadores e o IPG passará a ter, finalmente, um laboratório colaborativo que há muito ambicionava. Para Ana Abrunhosa, esta iniciativa é «muito importante» para «ajudar a colocar a Guarda na centralidade do sector logístico». Também Ana Mendes Godinho sublinhou que «a aposta na qualificação dos recursos humanos é um fator determinante» para o futuro da região.

Por sua vez, o presidente do IPG, Joaquim Brigas, adiantou que o Laboratório Colaborativo servirá para «estudar a rede dos circuitos logísticos da região e do país» e também para «fazer o levantamento dos recursos humanos deste “cluster” do tecido empresarial nacional, da sua estrutura de serviços e da respetiva oferta, no sentido de mapear com rigor as suas necessidades e oportunidades».

Para 6 de dezembro está agendada nova reunião com os vários parceiros do Laboratório Colaborativo. Entretanto, a Pós-graduação em Logística já teve inicio e vai decorrer até maio do próximo ano.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply