Sociedade

Inaugurado quartel dos bombeiros de Famalicão da Serra

Escrito por Luís Martins

Foi hoje inaugurado o quartel dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra.

A cerimónia integrou as comemorações dos 819 anos da Guarda e contou com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. A primeira pedra do equipamento, uma obra orçada em cerca de 620 mil euros, financiados a 85 por cento por fundos comunitários, foi lançada a 18 de abril de 2017 pelo primeiro-ministro, António Costa.

Ano e meio depois, o presidente da Associação Humanitária local, António Fontes, disse tratar-se que é «a obra mais marcante» na freguesia e pediu ao governante a criação de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) na corporação. O dirigente alertou também que, concluído o quartel, «falta adquirir o equipamento necessário para garantir todas as condições de trabalho e conforto» aos voluntários.

A Associação Humanitária foi criada em 3 de julho de 2007, sucedendo à Secção Destacada dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo.  Já o corpo de bombeiros de Famalicão da Serra surgiu após a tragédia de 9 de julho de 2006, quando um violento incêndio florestal ocorrido naquela freguesia do concelho da Guarda vitimou cinco sapadores chilenos e um bombeiro da corporação local.

Sobre o autor

Luís Martins

Deixar uma resposta