Sociedade

Hora muda no domingo

Descarregar
Escrito por Efigénia Marques

No domingo Portugal vai entrar na hora de Inverno, atrasando os ponteiros do relógio 60 minutos quando forem 2 horas, mas já não era para ser assim.
Em março de 2019, o parlamento europeu aprovou, sob proposta da Comissão Europeia, o fim da mudança da hora nos Estados-Membros da União Europeia, defendendo a entrada em vigor da medida em 2021. Contudo, a adoção da medida no espaço comunitário dependia de uma tomada de posição, que está por tomar, do Conselho da União Europeia, instância de decisão onde estão representados todos os Estados-Membros, e também dos países.
Na altura, o Conselho Europeu considerou que faltava uma avaliação de impacto e remeteu o assunto para a Comissão Europeia, mas o surgimento de temas como o Brexit, a pandemia de covid-19 e mais recentemente a guerra na Ucrânia tem colocado o tema afastado das agendas dos líderes europeus.
Portugal defende o atual regime, com uma hora de verão e com uma hora de inverno.
Na sequência de uma consulta pública organizada pela Comissão Europeia em 2018, o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), então com competências na manutenção da hora legal em Portugal, emitiu um parecer, remetido ao Governo, que apontava para a manutenção da hora de verão e da hora de inverno, avaliando fatores como a poupança energética e a perturbação no sono.
O atual regime de mudança da hora na União Europeia é regulado por uma diretiva que determina que todos os anos os relógios sejam adiantados e atrasados, respetivamente, uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão. No entanto, a Declaração de Barcelona sobre Políticas do Tempo de 2021 visava, entre outros fins, promover o debate sobre a mudança da hora.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply