Sociedade

Guarda tem novas placas toponímicas equipadas com códigos “QR”

Escrito por Luís Martins

Há novas placas toponímicas, equipadas com “QRCode”, nas ruas da Guarda e do concelho no âmbito de um regulamento municipal específico e de um concurso de ideias lançado em 2016 subordinado ao tema “Toponímia da Guarda” e ganho por Tiago Isidro.

As primeiras placas foram colocadas esta segunda-feira em três ruas da cidade, na Salvador do Nascimento (comandante dos bombeiros locais, 1906-1948), Raul Saraiva (médico, 1938-2012) e Jesué Pinharanda Gomes (historiador e filósofo, 1939-2019). Segundo Helder Sequeira, da Comissão de Toponímia da Guarda, a iniciativa vai permitir uniformizar as placas toponímicas na cidade e nas freguesias do concelho.

O responsável explicou que as novas placas toponímicas possuem o nome da personalidade, o ano de nascimento e de morte e um código “QR” que «permite apontar o telemóvel ou o “tablet” e ter automaticamente a referência a essa personalidade, uma vez que remete para o site da Câmara onde está essa informação». As restantes placas vão ser substituídas gradualmente pelo concelho, tendo sido entregues as novas às freguesias da Arrifana e João Antão.

Para o presidente da Câmara, Carlos Chaves Monteiro, esta iniciativa permite «criar homogeneidade ao nível das placas toponímicas e qualquer pessoa, apontando o telemóvel para o código “QR” que é disponibilizado, pode conhecer a história da pessoa evocada na placa, do local e da cidade».

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply