Participar na formação de novos profissionais e atualizar os conhecimentos dos enfermeiros são alguns dos objetivos do Núcleo de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (NESIP) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.
Apresentada no passado dia 18, esta entidade tem como missão prestar «cuidados especializados, baseados em evidências científicas e cuidados de excelência às crianças, jovens e respetivas famílias» da região da Guarda. O NESIP é coordenado por Bruno Pina Monteiro e representa «todos os Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP)» da ULS, realçou o responsável. O núcleo procura ainda promover a «complementaridade e articulação entre os vários profissionais de saúde que interveem nesta área da saúde», acrescentou a secretária do NESIP, Carla Sanches. Outra das orientações é desenvolver projetos de investigação clínica e científica, avaliar as necessidades dos enfermeiros e sensibilizar os demais profissionais de saúde da ULS para os cuidados de enfermagem de saúde infantil e pediátrica.
Com a missão de «promover a saúde e prevenir a doença», o NESIP é, segundo Bruno Pina Monteiro, «transparente, criativo, inovador e democrático», prestando cuidados de saúde «diferenciados, em tempo útil, com qualidade e equidade». O núcleo é também um elemento de «suporte e consultoria de organização, no âmbito da política de cuidados de saúde infantil e pediátrica da ULS da Guarda», acrescenta o coordenador. Além de Bruno Pina Monteiro e de Carla Sanches, a direção do NESIP tem Marta Clemente, Eugénia Pereira e Sabine Fernandes como vogais, enquanto Adelina Gonçalves e Fernanda Cortinha são suplentes.
A sessão incluiu ainda a apresentação do logotipo do núcleo, desenvolvido por Manuel Mimoso e Marco Pitt. São «duas mãos de dimensões diferentes envolvidas por um círculo que pretende representar a continuidade dos cuidados de enfermagem ao longo do desenvolvimento infantil, desde o período neonatal até à adolescência», explicou Carla Sanches. Já as palmas das mãos aludem à perspetiva de acolhimento e proteção por parte dos EESIP para com as crianças e jovens tratados por estes profissionais de saúde. As cores do logotipo – vermelho e azul – são coincidentes com as da ULS da Guarda.
Enfermeiros criam núcleo de saúde infantil e pediátrica na ULS da Guarda
NESIP aposta na formação contínua de enfermeiros de saúde infantil e pediátrica