Sociedade

Dirigentes da Fundação La Caixa visitaram a ULS da Guarda

Img 2882
Escrito por Sofia Pereira

A Fundação e a Equipa de Apoio Psicossocial da ULSG têm um acordo de colaboração anual, tendo as duas entidades se reunido a semana passada

Na passada quinta-feira, a Fundação La Caixa visitou a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda para conhecer o trabalho da Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) e reunir com o Conselho de Administração.

Na reunião estiveram presentes a diretora do Departamento de Humanização da Saúde da Fundação” La Caixa”, Iciar Ancizu, e Maria João Pinheiro, representante em Portugal da Fundação, onde se discutiu quais são as metas futuras da EAPS e se realizou um balanço da atividade e situação da equipa guardense. A equipa é constituída por uma assistente social, Vera Pires, e três psicólogas, Soraia Ferreira, Catarina Corte e Patrícia Azevedo. Para a coordenadora da equipa, Susana Abreu, a EAPS «começou inicialmente a dar apoio aos Cuidados Paliativos», assistindo doentes com necessidades paliativas «de todos os concelhos que fazem parte da ULS da Guarda». Além disto, a EAPS também deu início ao «apoio a pessoas residentes em Estruturas Residenciais para Idosos (lares), às suas famílias e cuidadores», adiantou a médica.

A coordenadora da equipa acrescentou ainda que atualmente a EAPS tem conseguido «dar reposta às solicitações que tem tido, não havendo listas de espera, o que é raro», estando os objetivos da equipa «completamente alinhados» com os da Fundação La Caixa. Contudo, a responsável salientou que, no que toca aos cuidados paliativos da ULS da Guarda, há algumas vertentes que devem ser melhoradas, nomeadamente «mais profissionais» e «melhores instalações», estando previsto «depois de terminarem as obras do Centro Materno-Infantil alargar as obras para o edifício antigo onde estamos instalados, onde com certeza teremos melhores condições»

A Fundação La Caixa tem apoiado financeiramente a EAPS desde 2018 no que diz respeito ao funcionamento em termos assistenciais e formativos. Segundo Maria João Pinheiro, representante da instituição, os moldes de apoio incidem «no ponto de vista dos vencimentos dos profissionais contratados» e também nas «formações que estes necessitem para que todos possam fazer o melhor trabalho possível». Recentemente foi assinado o sétimo acordo de colaboração anual entre as duas entidades, tendo a Fundação La Caixa 11 equipas implementadas em Portugal (incluindo ilhas) e sendo a vantagem deste programa para as entidades onde estão implementadas «poder ter profissionais a tempo inteiro nestas equipas, permitindo assim que cheguem a muitos mais doentes», disse Maria João Pinheiro.

 

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply