O Agrupamento de Escolas de Trancoso assinalou na sexta-feira o seu “Dia Aberto”, uma jornada que incluiu várias atividades para a comunidade escolar e a assinatura de protocolos com diversas instituições da região.
O Dia do Agrupamento começou bem cedo e prolongou-se pela tarde, com os alunos a participarem em experiências, exercícios práticos, workshops, simulacros, atividades desportivas, música, arte e até mesmo nalguns rastreios. Para Armando Neves, diretor do Agrupamento, o envolvimento da comunidade no meio escolar «faz parte do nosso ADN, inspira-nos a prosseguir o caminho de abertura e a ir de encontro àquilo que têm sido os normativos legais publicados, nomeadamente no desenvolvimento de processos de autonomia, de flexibilidade curricular e de uma educação completa». Segundo o docente, com estas atividades espera-se incutir valores e princípios «como responsabilidade, espírito crítico, opinião e fomentar a defesa de causas» nos alunos.
«O perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória é muito mais do que aquilo que se aprende na Matemática, no Português, nas Ciências… É preciso espírito crítico e isso consegue-se neste espaço exterior, onde os alunos interagem, fazem aprendizagens significativas e fazemos nós também – pessoal docente e não docente», considerou o responsável. Já o secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, disse ter ficado com «uma ideia reforçada, muito positiva», do Agrupamento trancosense, que já conhecia. «É um Agrupamento cheio de vida, pois este dia espelha aquilo que é a prática normal desta escola onde se aprende com o envolvimento de todos e explorando estas parcerias», disse o governante.
Por sua vez, Amílcar Salvador, presidente do município, salientou a «estreita relação» entre o Agrupamento e a Escola Profissional de Trancoso, «que se uniram para promoverem a oferta educativa do concelho e isso é um exemplo claro de que o caminho se faz lado a lado, de que, em conjunto, conseguimos ultrapassar barreiras». O dia ficou também marcado pela assinatura de protocolos de parceria com uma dezena de entidades locais e regionais, como O INTERIOR e Rádio Altitude, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a Fundação Côa Parque, a AENEBEIRA e Câmara de Trancoso.