Sociedade

Deputados vieram conhecer Centro para a Economia e Inovação Social

Img 2488
Escrito por Luís Martins

Uma delegação de 20 deputados da Comissão Parlamentar de Trabalho, Segurança Social e Inclusão na Assembleia da República veio à Guarda na segunda-feira conhecer o trabalho do Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS), já instalado na nova sede, na Avenida Rainha D. Amélia.
O socialista Eurico Brilhante Dias, porta-voz da comissão, disse a O INTERIOR que o objetivo destas visitas é «conhecer a realidade, estar mais próximos, e, de alguma forma, preparar a comissão para um processo legislativo que seja construtivo entre todos». «Começámos pela região Centro e pelo CEIS, que é uma instituição nova, focada num setor muito importante da economia portuguesa – a economia social – que emprega muita gente, tem um peso muito específico no nosso Produto Interno Bruto e que tem que ter um acompanhamento muito particular da Comissão», acrescentou o eleito, para quem «sair de São Bento é sempre muito importante e faz de nós melhores deputados».
A comitiva foi recebida pelo presidente do Conselho de Administração (CA) do CEIS, Pedro Pinto, e pelo diretor-executivo, Nuno Silva, que explicaram os objetivos deste projeto de dimensão ibérica e fizeram um balanço dos seus quatro meses de atividade. Pedro Pinto sublinhou que a meta é qualificar «13 mil trabalhadores, dirigentes e técnicos» da economia social até final de 2025. O responsável revelou também que o CEIS candidatou 11 projetos e ações a apoios comunitários, num investimento total elegível de 4 milhões de euros, tendo sido já aprovados 400 mil euros. «O Centro já tem financiamento assegurado até 2028 e não depende do Orçamento de Estado», disse o presidente do CA.
Desde fevereiro o CEIS já formou 1.250 pessoas, realizou 35 ações de formação e tem agendadas mais cem até ao final do ano. Celebrou 150 protocolos com entidades da economia social e conta com 359 formadores em bolsa de formadores. «Em 2024, vamos fazer o levantamento e o diagnóstico do impacto da economia social em Portugal», revelou Nuno Silva. O CEIS é um Centro Protocolar para a formação profissional do sector da Economia Social, outorgado entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, a Confederação Portuguesa de Economia Social, o Centro de Estudos Ibéricos e o Instituto da Segurança Social.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply