D. José Miguel Pereira, de 53 anos, é o novo Bispo da Guarda, tendo sido nomeado esta sexta-feira pelo Papa Francisco, revelou a Santa Sé.
O até agora membro do presbitério do Patriarcado de Lisboa sucede a D. Manuel Felício, que cumpre no sábado 20 anos que assumiu funções na Diocese da Guarda.
O novo prelado é o atual reitor do Seminário Maior de Cristo Rei do Olivais e vai ser ordenado bispo na Sé da Guarda, a 16 de março, um domingo.
Nascido em Lisboa a 7 de novembro de 1971, D. José Miguel Pereira frequentou o Pré-Seminário de Lisboa e ingressou no Seminário de Almada, então pertencente ao Patriarcado de Lisboa, e depois no Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais, do Patriarcado de Lisboa.
Licenciou-se em Teologia na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Foi ordenado sacerdote a 29 de junho de 1996. Numa saudação à Diocese da Guarda, a que O INTERIOR teve acesso, D. José Miguel Pereira recordou as suas «raízes familiares no Fundão» e os «importantes momentos» do seu percurso vocacional «vividos nas Penhas Douradas e em Manteigas».
Já D. Manuel Felício, que passa a administrador apostólico da Diocese, saudou «com grande júbilo» a nomeação do seu sucessor. «Este é um grande e bom presente de Natal para a nossa Diocese da Guarda. […] É com grande júbilo que nós o recebemos e, desde já, pedimos ao Senhor todas as bênçãos para o exercício do seu Ministério Episcopal, nesta nossa amada Diocese da Guarda», escreveu o prelado.