Sociedade

Crianças foram farmacêuticos por um dia

Dsc 0279
Escrito por Efigénia Marques

Na passada segunda-feira, a Farmácia da Sé, na Guarda, desenvolveu uma atividade destinada a crianças entre os 4 e 12 anos. A ideia, segundo Maria João Grilo, era «receber crianças que quisessem ser “mini-farmacêuticos” por um dia».
Os participantes tiveram direito a uma bata e a um crachá oferecido pela farmácia. Com esta iniciativa pretendeu-se que os mais pequenos conhecessem «a realidade atual de um dia na farmácia», acrescentou a diretora técnica. Assim, aprenderam a «medir a tensão arterial aos clientes, a preparar álcool-gel, a separar os medicamentos fora de validade para reciclar e a colocar protetor solar corretamente», entre outras atividades.
Carolina Nobre e Daniela Barbosa, ambas com 12 anos, decidiram participar na atividade para «aprender coisas novas» enquanto se «divertiam». Apesar de nenhuma das duas imaginar a sua vida profissional numa farmácia, decidiram dar uma oportunidade, uma vez que podem «aprender coisas que não sabiam».
Para além da aprendizagem, Carolina Nobre admitiu que esta foi também uma oportunidade para «fazer coisas diferentes nas férias de Verão» e acrescentou que «tem de descobrir coisas novas para o futuro». A Farmácia da Sé está a dedicar o mês de junho às crianças e há atividades preparadas até dia 30. Até lá, está a decorrer uma recolha de brinquedos «para serem doados a uma instituição» da cidade, acrescentou Maria João Grilo.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply