O Colégio de Línguas e Artes da Guarda vai receber esta sexta-feira a placa de parceria “Cambridge Learning Partner”, sendo a 18ª instituição do país a obter esse reconhecimento.
Há quase 30 anos na “cidade mais alta”, o Colégio de Línguas conta atualmente com mais de 320 alunos, 98 por cento dos quais são preparados para exames de certificação de nível. Há cinco anos conseguiu ter alunos suficientes para receber, uma vez por ano, a deslocação de examinadores de Cambridge à Guarda e «proporcionar aos nossos alunos a opção de poderem efetuar os exames de Inglês de Cambridge no Colégio. Tirando essa época, os alunos efetuam os exames em Coimbra ou no Porto», adianta o centro de ensino em comunicado enviado a O INTERIOR. «Para chegar a estes valores tivemos que, inicialmente, divulgar e incentivar o benefício da certificação de nível e gradualmente afastarmo-nos do conceito de explicação e aproximar-nos do propósito de uma Escola de Línguas ser um centro de preparação. Numa segunda fase, desenvolvemos um subproduto de acompanhamento à escola para 1º e 2º ciclos permitindo, assim, iniciarmos os mais novos no Inglês pelas normas de Cambridge, incentivando e demonstrando os benefícios da certificação. Houve um esforço continuo em simbiose com os representantes de Cambridge», refere o Colégio de Línguas.
Numa terceira fase, em parceria com os agrupamentos escolares da cidade, foi introduzida a iniciação à língua inglesa nos jardins de infância «num ensino coadjuvado e de caráter gratuito» para que os mais pequenos tenham contacto «o mais cedo possível com a língua e evoluir com mais facilidade no vocabulário e na fonética», acrescenta o Colégio de Línguas e Artes da Guarda.