Sociedade

Cerca de 80 toneladas de bens essenciais partiram da Guarda para a Ucrânia

Ucrânia Compressed
Escrito por Efigénia Marques

Seis camiões partiram da cidade da Guarda em direção à Hungria e Polónia, com bens humanitários recolhidos no distrito. A iniciativa que surge através da Federação Nacional dos Estudos Europeus (FNEE) contou com a parceria da Rádio Altitude e do jornal O INTERIOR, do município guardense bem como das empresas de Transportes Pascoal e TMP Transport e dos bombeiros da Guarda.
Foi quartel dos bombeiros egitanienses que dezenas de paletes com artigos de primeira necessidade (roupa, produtos de higiene e de saúde e bens alimentares) foram sendo recolhidas e acondicionadas pelos voluntários daquele quartel e serão agora distribuídos aos milhares de refugiados que fugiram da situação caótica que se vive na Ucrânia mas também aos abrigos de guerra. Os camiões transportaram entre 16 a 20 toneladas cada e três deles já chegaram ao destino.
Sergiu Podolean, Mihail Vieru, Mykola Adamovych e Jorge Costa são os quatro motoristas que partiram na passada quarta-feira e sublinham que «a responsabilidade é maior, quando ajudas crianças e pessoas é sempre bom. Já não é a primeira vez que faço a viagem e como somos dois motoristas é sempre a andar». Mykola Adamovych é ucraniano e tem família no país invadido pela Rússia. O motorista garante que quer ajudar « todos os ucranianos, tudo o que puder fazer, faço e não há problema nenhum em fazer duas, três, quatro viagens. Tenho a minha mulher e a minha filha na Ucrânia e quero ajudar, eles estão bem, mas claro que fico preocupado porque estão a 200 quilómetros da Bielorrússia, mas por enquanto está tudo bem», afirmou o motorista. Os três camiões que partiram este sábado da Guarda juntam-se aos outros três, esta quarta-feira nas fronteiras da Ucrânia.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply