Sociedade

Centro de Estudos Ibéricos com nova oferta formativa para 2022 e 2023

Escrito por Catarina Reino

A nova oferta formativa do Centro de Estudos Ibéricos (CEI) da Guarda foi apresentada na manhã desta sexta-feira no auditório do mesmo centro. O plano formativo para os anos 2022 e 2023 conta com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e com a creditação, pela primeira vez, da Universidade de Coimbra, juntamente com o município da Guarda, a Universidade de Salamanca e o Instituto Politécnico da Guarda.

A primeira iniciativa a ser desenvolvida é o Curso de Verão 2022, com três ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos), designado por “Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento”. Para além disso a oferta formativa que já contava com a “Oficina de História da Guarda” e “Aprender fora da sala de aula”, vai ser reforçada com os cursos: “Leituras do território”, “Coesão territorial e cooperação transfronteiriça”, “Novas geografias dos países de língua portuguesa”, Fronteiras da esperança: minha terra, meu futuro” e “Literacia em Saúde – Saúde sem fronteiras”.

Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda, explica que «com esta boa novidade que foi hoje apresentada queremos cimentar cada vez mais esta parceria que é extremamente importante para a partilha de conhecimento».

Cristina Albuquerque, vice-reitora da Universidade de Coimbra, refere que para além da creditação destes cursos a Universidade vai «promover um conjunto de outras iniciativas que potenciem a relação da Universidade de Coimbra com este território que é muito rico e com muito potencial de desenvolvimento e de descoberta».

O evento contou ainda com a presença de María Isabel Jiménez, representante da Universidade de Salamanca, e Ana Fonseca, representante do Instituto Politécnico da Guarda.

(Saiba mais na próxima edição de O INTERIOR)

Sobre o autor

Catarina Reino

Leave a Reply