Sociedade

CEI entrega prémio e inaugura memorial de Eduardo Lourenço

Escrito por Jornal O INTERIOR

O aniversário do nascimento de Eduardo Lourenço (1923-2020) vai ser assinalado simbolicamente esta sexta-feira pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), na Guarda, com a inauguração de memorial, de um “webinar” e da entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2020.
A jornada começa pelas 11 horas com a entrega do galardão a Ángel Marcos de Dios, professor catedrático jubilado da Universidade de Salamanca, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço. Para as 15 horas está programado o “webinar” sobre “Leituras de Eduardo Lourenço”, apresentado e moderado por Guilherme d’Oliveira Martins e com intervenções de Paulo Filipe Monteiro (Universidade Nova de Lisboa), Francisco Noa (Moçambique) e Nuno Grande (Universidade de Coimbra) sobre a (re)leitura critica do seu legado e reflexões (inscrições em https://www.cei.pt/webinar-leituras-de-eduardo-lourenco/).
A efeméride termina às 17 horas com a inauguração do espaço Memorial Eduardo Lourenço, na sede do CEI, na Guarda, onde passam a estar expostos alguns prémios, diplomas e condecorações que o ensaísta, falecido em dezembro de 2020. legou à Guarda. Na ocasião será também apresentada a medalha comemorativa dos 20 anos do CEI, fundado pela Câmara da Guarda e pelas Universidades de Coimbra e de Salamanca após repto do filósofo por ocasião dos 800 anos da cidade mais alta.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply