Sociedade

Carnaval toma conta da região

Galo Ezgif.com Webp To Jpg Converter
Escrito por Carina Fernandes

Guarda, Covilhã, Manteigas, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Franca das Naves são algumas das localidades com programação carnavalesca a preceito

Apesar de ser uma festividade com muito impacto no Brasil, também em Portugal o Carnaval é celebrado das mais variadas formas. Ao longo dos próximos dias muitas são as atividades programadas por toda a região. O INTERIOR deixa-lhe um roteiro do que pode ver e participar até ao dia 13, terça-feira de Carnaval.

Galo volta a ser julgado na Guarda

O desfile e julgamento do galo, as tabernas do entrudo e um desfile infantil são os destaques da edição deste ano do “GuardaFolia – Aqui há Galo!”, um programa de animação organizado pela Câmara da Guarda para o fim de semana.
De 8 a 13 de fevereiro, o objetivo é «divertirmo-nos um pouco», disse o presidente do município, Sérgio Costa, aquando da apresentação da iniciativa. O ponto alto volta a ser o desfile e julgamento do galo na tarde do dia 11, que vai envolver 30 freguesias e um espetáculo satírico final, em formato de opereta, para os guardenses «expiarem todos os males» de 2023. A direção artística e texto original são de José Rui Martins, do ACERT, com produção executiva dos Gambozinos e Peobardos – Grupo de Teatro da Vela. O galo, o culpado «de tudo e por tudo», será uma criação de Rosa Martins e Bruno Miguel.
Ao final da tarde abrem as “Tabernas do Entrudo”, que regressam à Alameda de Santo André e são dinamizadas pelas associações locais até dia 12. Para o local estão programadas as atuações de Ruth Marlene (dia 10) e dos grupos 7Saias (dia 9), Remember (dia 11) e BandaSense (dia 12), que abrilhantará o habitual baile de máscaras. Na terça-feira realiza-se o tradicional “Enterro do Entrudo”, em Famalicão da Serra.

Carnaval da Neve com animação durante cinco dias

O Carnaval da Neve regressa à Covilhã e às Penhas da Saúde entre os dias 9 e 13 de fevereiro com desfiles, concertos, baile e corrida de mascarados, patinagem e animação de rua.

Covi O programa começa com o corso social “Paz e Liberdade”, a partir das 9h30 de sexta-feira no pavilhão da ANIL. O segundo desfile, denominado “Desfile Carnaval do Mundo”, decorre no domingo à tarde entre a Alameda Europa e Avenida da ANIL. Há também três bailes de Carnaval: o primeiro, com Emanuel Silva (domingo, às 16h30, ANIL), um Baile de Mascarados na Pousada da Juventude da Serra da Estrela (sábado à noite) e o “Grandioso Baile de Mascarados Carnaval da Neve” (segunda à noite no pavilhão da ANIL). A noite começa com a atuação de David Antunes e The Midnight Band. Na terça-feira o destaque vai para o Enterro do Entrudo, entre a Rotunda do Rato e a Praça do Município.

Figueirenses vão “Correr o Entrudo”

O município de Figueira de Castelo Rodrigo vai realizar, pelo segundo ano consecutivo, o desfile “Correr o Entrudo Figueirense”, no domingo gordo. A tradição foi retomada no ano passado e vai contar com 28 carros alegóricos, que vão percorrer algumas das principais artérias da vila e que vão «destacar as tradições das gentes do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo».

Fcr Para o presidente da Câmara, Carlos Condesso, este desfile «é um repto à criatividade de todos os nossos munícipes, que poderão utilizar os materiais e as temáticas que acharem pertinentes, enchendo as ruas da vila de alegria, cor e muita animação». O edil defende que a realização deste evento «vem devolver aos figueirenses a alegria e a tradição de correr o entrudo, uma tradição que atravessa gerações». O desfile começa na Câmara Municipal, passa pelas principais avenidas da vila e termina na Casa da Cultura, onde serão atribuídos os prémios aos participantes que tenham a melhor pontuação (1.000 euros, 500 euros e 250 euros para primeiro, segundo e terceiro, respetivamente).

“Entrudo Lagarteiro” em Vilar de Amargo

A aldeia de Vilar de Amargo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, celebra, no dia 10 de fevereiro pelas 22h30, a “Queima do Entrudo Lagarteiro”.
«Mulheres mascaradas de homens e homens de mulher, com as tradicionais máscaras de renda para esconder a face para que ninguém seja reconhecido nas pantominices que fazem» é o mote deste Entrudo promovido pela Associação Lagarto.

Lagarto O evento recria também o caldo das viúvas, um ritual que, de acordo com o registo tradicional do evento, consistia «na confeção de um caldo de carnes gordas às pessoas com mais necessidades, nomeadamente as viúvas que acabavam por ser as pessoas mais pobres». «Foi uma forma de trazermos para a celebração as mulheres porque estas eram tradições de homens», descreve Marco Ferraz, da associação organizadora. Agora o caldo confecionado nas panelas de ferro é servido a quem quiser provar.
O evento inclui uma caminhada (09h30), gastronomia, baile (13h30), música, artes plásticas teatro e espetáculo de fogo (23h30).

Carnaval regressa a Vila Franca das Naves

O Carnaval está de regresso a Vila Franca das Naves, no concelho de Trancoso, na tarde deste domingo.
Às 14h30 começa o corso carnavalesco, um dos mais afamados da região, que junta a comunidade e atrai centenas de visitantes à vila. As críticas, políticas e sociais, que adornam os carros alegóricos são alguns dos ingredientes incontornáveis deste cortejo, que terminará, pelas 17 horas, com o enterro do entrudo, seguido de animação musical e fogo de artifício.

Manteigas junta queijo e Carnaval

A Câmara de Manteigas organiza de 10 a 13 de fevereiro a Expo Estrela, para valorizar o que se faz no território e atrair visitantes para celebrar o Carnaval na montanha.
A Expo Estrela realiza-se «num fim de semana alargado» e numa época em que «algumas pessoas tiram férias» e em que «também há férias escolares», circunstâncias que explicam que, «neste momento», a capacidade hoteleira já esteja com uma taxa de ocupação «provavelmente acima dos 90 por cento», assinala o autarca de Manteigas, Flávio Massano. O programa inclui gastronomia, artesanato, comércio, animação e concertos, além de um baile de máscaras, um desfile de Carnaval na terça-feira e outras atividades.

 

Carina Fernandes

Sobre o autor

Carina Fernandes

Leave a Reply