Sociedade

A greve dos professores passou pela Guarda esta tarde

Img 6639
Escrito por Sofia Pereira

Os professores estiveram uma vez mais em greve esta sexta-feira. Durante a manifestação, em frente ao Jardim José de Lemos, na Guarda, falou-se em cerca de 80% de adesão à greve. A «mobilidade por doença, o tempo e a progressão na carreira» foram alguns dos fatores a ser reivindicados pelos sindicatos dos professores, mas Agostinho da Silva, dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Centro assume que «andamos de reunião em reunião a discutir na expectativa que isto possa melhorar, mas não vemos grande luz ao fundo do túnel».

A manifestação que decorreu esta tarde na Guarda vem de uma «convergência de 9 sindicatos». O dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Centro afirma que «não devemos baixar os braços» e realça a «vontade das pessoas em lutar».

Sofia Monteiro, coordenadora do Sindicato dos Professores da Região Centro, explicou que «foi um dia muito positivo, com muita força e solidariedade entre todos». Destaca que «o diploma de concursos não mereceu o nosso apoio porque muitos dos problemas têm a ver com a precariedade, estabilidade e vinculação dos professores. Temos assimetrias em termos de graduação profissional que acaba por não ser respeitada».

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply