Sociedade

84 vinhos de 29 produtores no 15º concurso da Beira Interior

Whatsapp Image 2022 06 28 At 10.01.27
Escrito por Efigénia Marques

Prémios serão entregues pela CVRBI no dia 9 de julho em Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco

A prova está feita. Vinte e nove produtores concorreram com 84 vinhos no 15º Concurso de Vinhos da Beira Interior, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI). A presidir ao júri esteve novamente o crítico e jornalista Aníbal Coutinho, que coordenou 16 elementos (oito homens e oito mulheres).
A fase das provas cegas decorreu no Solar do Vinho da Beira Interior, na Guarda, no início desta semana e contou com a participação de conceituados especialistas que apreciaram os melhores néctares produzidos na região, dos tintos aos rosados, passando pelos brancos, espumantes e frisantes. Os prémios serão entregues numa cerimónia a realizar no dia 9 de julho em Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco. A O INTERIOR, Aníbal Coutinho destacou a «excelente qualidade» dos vinhos apresentados, que tem vindo «a crescer de ano para ano», bem como a «robustez das medalhas que vão sair daqui, tendo em conta que todos os vinhos a concurso são provados por todos os elementos do júri». O que quer dizer que os vencedores das medalhas de ouro tiveram que «convencer um grupo de pessoas muito alargado e muito conhecedor, o que não acontece em concursos internacionais».
À semelhança de edições anteriores, serão entregues os prémios de Melhor Imagem, Melhor Vinho no Feminino e Melhor Imagem no Feminino. Segundo Rodolfo Queirós, presidente da CVRBI, o objetivo é «evidenciar o papel importante da mulher na sociedade em geral e no setor do vinho em particular, que não acontecia noutros tempos, quando o vinho era “um assunto” apenas de homens». O júri distinguirá também o Melhor Vinho a concurso, o galardão principal, ganho no ano passado pelo tinto Beyra Superior 2019, de Rui Roboredo Madeira. Provas à parte, Rodolfo Queirós destaca que o ano de 2021 terminou com as exportações de vinho da Beira Interior a crescerem «46 por cento, o que é um feito absolutamente notável, no contexto em que estamos».
O objetivo da CVRBI é continuar a promover os néctares da região «com presença constante» em feiras internacionais, tendo estado recentemente na Alemanha, na feira mais importante do setor. No final de setembro, seis ou oito produtores vão estar em São Paulo, no Brasil», acrescenta o responsável. O presidente da CVRBI sublinha também que «é importante convidar importadores para visitarem os nossos produtores, com o intuito de aumentarmos as exportações e diversificarmos os mercados. Quanto mais diversificamos os mercados estamos todos mais seguros e é por aí que continuaremos a trabalhar».
A Comissão Vitivinícola Regional abrange as zonas vitivinícolas de 20 municípios dos distritos da Guarda e Castelo Branco, correspondendo a mais de cinco mil produtores em 16 mil hectares de vinhas.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply