O concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”, que teve uma afluência de candidaturas sem precedentes, de acordo com a organização, já revelou quais os doces selecionados para serem votados pelo painel de especialistas.
O concelho da Guarda concorre na categoria Doce de Inovação com o D. Sancho, um doce de massa folhada de centeio recheado de ovos moles e queijo da serra. De Pinhel foram selecionadas as Cavacas, na categoria Doce de Território, e o Doce Extra de Ginja, na classe Doces de Fruta e Mel. O município de Seia tem o maior número de doces selecionados nesta competição gastronómica com 10 especialidades. São eles a Alquimia de Queijo da Serra e o Pudim de Bolo Negro, ambos inseridos na categoria Doce de Colher e Doce à Fatia; o Bolo Negro de Loriga, nos Doces de Território; o Bolo de Noz, Queque de Requeijão e Pastel de Nata de Requeijão encontram-se a concurso como Bolos de Pastelaria; e as Filhós à Moda de Loriga, concorrem como Doce Festivo. De Seia foram também apurados os doces Ouriço de Castanha (Doces de Inovação), o doce Peles de Leitão (Biscoitos e Bolos Secos) e ainda o requeijão com doce de abóbora, inserido em Doces de fruta e mel.
Figueira de Castelo Rodrigo candidatou seis iguarias, caso das Amêndoas Agridoces (Doces de Inovação), das Amêndoas Doces (Doces de Fruta e Mel), dos Biscoitos de Escalhão e Bolinhos de Figo (ambos na categoria Biscoitos e Bolos Secos), da Flor de Escalhão (Doces Festivos) e da Tarte de Amêndoa (Doce de Colher e Doce à Fatia). Na categoria Doce de Território entra na corrida a Sardinha Doce de Trancoso. O distrito da Guarda está ainda representado pelos Doces de Amêndoa, de Vila Nova de Foz Côa, inseridos em Doces Festivos.
Covilhã concorre com quatro doces típicos
Da Covilhã estão a concurso quatro doces típicos, que concorrem em duas categorias: as Cavacas, na secção dos biscoitos e bolos secos, e os Doces Fidalgo de Cherovia, Garganta de Freira e Nevão de Cherovia, todos incluídos na classe de bolos de pastelaria. O Fundão concorreu com o Folar de Cereja de Ouro e o Folar de Enchidos, que estão classificados como doces de inovação.
Após esta seleção, a segunda fase de votação do painel de especialistas irá resultar na escolha de 140 doces, revelados a 7 de maio pela RTP. Este painel é constituído por 140 personalidades, sete de cada distrito e regiões autónomas. Os doces selcionados serão depois votados pelos portugueses nas eliminatórias distritais. «A nossa doçaria é riquíssima e esta eleição comprova-o, com os dois pilares do projeto bem representados, tanto na tradição como na inovação. O papel dos especialistas é garantir a idoneidade do processo, fazendo uma pré-seleção daquilo que os portugueses vão votar. A lista de 140 doces que revelamos a 7 de maio vai ser a cereja no topo do bolo desde processo», declara em comunicado o presidente das “7 Maravilhas”, Luis Segadães.
O concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” termina com uma gala agendada para 7 de setembro. Dos 14 finalistas que serão selecionados para esta final, sete serão os grandes vencedores por votação dos portugueses.