Sem categoria

O roteiro das Bandeiras Azuis no distrito da Guarda

Bandeira Azul
Escrito por Efigénia Marques

Das praias fluviais distinguidas com Bandeira Azul, cinco estão no distrito da Guarda. Aldeia Viçosa, Valhelhas, Loriga, Lapa dos Dinheiros e Sandomil. Este símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente distingue a qualidade das águas e a preocupação ambiental dos espaços de veraneio. Este ano, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) concedeu 431 Bandeiras Azuis em Portugal.

Aldeia Viçosa

Uma das praias distinguidas fica no Vale do Mondego. Aldeia Viçosa recebe a Bandeira Azul pelo segundo ano consecutivo e foi «uma grande alegria», confessa o presidente da Junta.
Luís Prata assume o processo foi «longo e complicado», pelo receber este galardão «acaba por ser o reconhecimento da qualidade e excelência da nossa praia fluvial». Nos últimos anos, segundo o autarca, o “feedback” dos visitantes «tem sido óptimo», pelo que espera para este Verão, livre de restrições, «um crescimento exponencial dos banhistas». Em 2022 serão lançadas «as bases» para que a praia fluvial seja complementada com uma pista de pesca federada e uma área de autocaravanismo. «Esperamos colocar em breve estes projetos em prática», refere o autarca.

Aldeiavicosa0

Valhelhas

A praia fluvial de Valhelhas, no rio Zêzere, ostenta a Bandeira Azul há 14 anos consecutivos.
Hélder Saraiva, presidente da Junta de Freguesia, espera que a afluência à zona balnear «seja grande», tal como nos anos anteriores, em que «as pessoas optaram muito pelas zonas do interior». No caso de Valhelhas, além da praia, também o parque de campismo foi «muito procurado», pelo que as expectativas para este Verão são «altas». Para o autarca, a praia fluvial «revela-se cada vez mais um polo dinamizador do turismo do concelho e do distrito da Guarda». Com todas as «distinções e boas referências» conquistadas, Hélder Saraiva não duvida que as pessoas «gostam das características da praia de Valhelhas e pensam sempre em regressar».

Valhelhas

Loriga

Já no concelho de Seia, Loriga é o “ex-libris” das praias da Serra da Estrela, onde a Bandeira Azul está de regresso para «satisfação» do presidente da Junta.
Para José Pinto, é uma «mais-valia oferecer este prémio aos turistas que nos visitam». As obras de melhoramentos interrompidas durante a pandemia da Covid-19 já estão a decorrer e destinam-se a dotar a praia fluvial situada na ribeira de Loriga de um «novo posto-médico e de instalações sanitárias para pessoas com deficiência». Em 2021, apesar das restrições em vigor, a praia fluvial teve «muitos visitantes» e para este Verão, sem regras, as «expectativas são altas», admite o autarca, que espera receber mais banhistas «do que no ano anterior». Com esta procura quem aproveita também é «o comércio local e a restauração». De resto, a Junta de Freguesia preparou um programa de animação para o Verão.

Lorga

Sandomil

É a primeira vez que Sandomil, no rio Alva, vai hastear a Bandeira Azul, um símbolo de qualidade há muito esperado pelo presidente da Junta desta localidade do concelho de Seia.
«Era uma desilusão sempre que recebia a notícia de que não seria premiado com a Bandeira Azul», recorda André Rodrigues Martins, que quer «criar um areal para as pessoas estenderem as toalhas e um passadiço que dá acesso mais rápido à praia fluvial pela parte residencial». O autarca sublinha que esta é «uma das melhores notícias» que podia receber e espera que Sandomil «volte a ser o livro de visitas do concelho de Seia», sendo que com este galardão «estamos no caminho certo».

Sandomil

Lapa dos Dinheiros

Também no concelho de Seia fica a praia fluvial da Lapa dos Dinheiros, na ribeira da Caniça, um afluente do rio Alva. Para além da praia, o espaço dispõe de infraestruturas de apoio à atividade balnear, como bar, balneários, parque de merendas e uma área de solário. Apesar das várias tentativas, não foi possível falar com o presidente da Junta.

Lapa Dos Dinheiros

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply